As principais demandas do atendimento home care

demandas do home care

A premissa básica do atendimento médico a domicílio é a junção da necessidade de cuidados médicos com o convívio familiar. Dentre os diversos procedimentos realizados, as principais demandas do atendimento home care são enfermagem geriátrica, pediátrica e neonatal, curativos, aplicações de medicações venosas e coleta de materiais biológicos. Com foco no conforto e na segurança do paciente, a modalidade vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Segundo levantamento realizado pelo Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (Nead), o segmento possui um crescimento anual de até 5%.

Ao contrário do que muitos pensam, os serviços de home care não demandam um alto custo financeiro, oferecendo uma vantagem para quem desejar obter um atendimento especializado e exclusivo. Outros pontos positivos são a contenção do risco de exposição à patógenos e infecções, comuns nos ambientes hospitalares, e a acessibilidade para aqueles que possuem algum tipo de restrição para deslocamento, auxiliando e facilitando o seu tratamento.

“O primordial é não pensar somente na ida do profissional à residência, mas na qualidade do serviço prestado. É muito importante levar em consideração a manutenção do quadro clínico do paciente, além de auxiliar na reabilitação e/ou prevenção de possíveis enfermidades”, destaca a Coordenadora de Enfermagem da At Home, Mayra Mendes.

Uma das modalidades mais requisitadas são os curativos, onde o profissional de saúde fica responsável por fazer a manutenção de alguma ferida com o objetivo de tratá-la e protegê-la, ajudando na sua esterilização e cicatrização. O tratamento começa com a visita do enfermeiro responsável, que realiza a avaliação e o planejamento da conduta a ser seguida. Posteriormente, o técnico de enfermagem realiza o curativo diariamente com técnicas assépticas conforme prescrição do enfermeiro.

Já a enfermagem pediátrica é responsável pelos cuidados às crianças e aos adolescentes, esse modelo de atendimento é muito importante e prioriza a complexidade das necessidades infantis. “O atendimento possui uma abordagem diferenciada. Como em todo atendimento domiciliar, os familiares participam, mas o atendimento com pediatria é realizado na parceria entre pais e profissionais. Essa é a fórmula para o sucesso e segurança durante o tratamento”, explica Mayra Mendes.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *