Conheça a atuação da enfermagem na assistência domiciliar

enfermagem na assistência domiciliar

O mês de maio traz duas datas importantes para a área da saúde, em especial à enfermagem. No dia 12 é comemorado o dia internacional do enfermeiro e no dia 20 de maio é dia do técnico de enfermagem. Para homenagear essas duas categorias profissionais consideradas o coração do home care, destacamos algumas atribuições e seus benefícios aos pacientes.                                                  

O técnico

O profissional técnico de enfermagem realiza diversos procedimentos assistenciais em domicílio como curativos, administração de medicamentos e utilização de sondas, realiza ainda a coleta para exames de urina e medidas de conforto diante do quadro clínico do paciente, esses processos trazem melhoria na qualidade de vida e possibilitando que o paciente tenha a assistência devida no conforte de seu lar, ao lado de seus familiares.

Para Ana Valéria, técnica de enfermagem na At Home, “o respeito ético, a postura, a apresentação pessoal adequada e a proatividade são características essenciais que o profissional da área deve possuir”. Além disso, o técnico de enfermagem pode assumir diferentes funções em seu trabalho, como identificação e classificação das condições de riscos de saúde, organização de materiais, medicamentos e insumos utilizados no plantão, execução das orientações dos enfermeiros e garantia da qualidade da assistência, sempre com zelo e comprometimento ético.

Principais atendimentos

A técnica Ana Valeria destaca entre as principais patologias atendidas o Alzheimer, Mal de Parkinson, Demência, Diabetes, Hipertensão, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Sequelas de Patologias Pregressas e Câncer.

O enfermeiro

Profissional de nível superior, preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial. Na At Home estes são os responsáveis pela avaliação, admissão, manutenção do quadro clínico, reabilitação e supervisão direta. Sendo acionados sempre que há algum agravo ao quadro, subsidiando desta forma a equipe médica com todas as informações pertinentes para a tomada de decisão mais assertiva.

As demandas

Entre as principais demandas desse profissional estão o gerenciamento de equipes de enfermagem com supervisões aos técnicos, a execução do suporte operacional e logística para o atendimento e entrega de materiais e medicamentos. Participação no processo de recrutamento, seleção e treinamento dos profissionais da área de enfermagem e acompanhamento integral do quadro clínico dos pacientes.


“At Home agradece aos profissionais Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem pela dedicação, ética e zelo com que executam seu trabalho, o nosso muito obrigado por seu empenho e dedicação na assistência aos nossos pacientes e familiares.” —  Direção


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *