Conheça a atuação do farmacêutico no home care

Farmacêutica da At Home

A entrevistada do mês é Denise Costa Ribeiro, farmacêutica da At Home. Formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), suas áreas de atuação são Farmácia Hospitalar e Comunitária, com experiência em coordenação há mais de 30 anos.

1) Qual é o papel de uma farmacêutica na At Home? Como é trabalhar com o atendimento domiciliar?

Além da responsabilidade técnica e gestão do estoque, presto auxílio ao setor de compras e à equipe multidisciplinar, no controle e dispensação dos materiais e medicamentos. Faço o acompanhamento farmacoterapêutico voltado para a prescrição, verificando possíveis problemas como reações adversas e interações medicamentosas.

2) Há quanto tempo você trabalha com a At Home?

Fui para a At Home em 2014, mas saí após alguns meses devido à problemas particulares. Retornei no início de 2017. Anteriormente, participava mais do processo de compras, o que demandava muito tempo não me permitindo atuar com a Assistência Farmacêutica junto à equipe multidisciplinar. Hoje, presto auxílio nas compras e atuo mais efetivamente no acompanhamento farmacoterapêutico de cada paciente.

3)  Como você enxerga o futuro na At Home? Você tem algum projeto?

A At Home possui em seu quadro de colaboradores, profissionais altamente qualificados e capacitados. Por isso, vislumbro a possibilidade de uma acreditação.  Para tanto, tenho um projeto voltado para a qualificação da empresa.

4) O que você destacaria na área do conhecimento como sendo indispensável para a promoção da saúde? O que um bom profissional da área deve apresentar?

O fundamental para a promoção da saúde é a implantação efetiva da Atenção Farmacêutica para aumentar a aderência ao tratamento.

Um bom profissional deve prevenir perdas através do armazenamento de forma segura, deve melhorar a comunicação com o paciente, deve capacitar sua equipe de técnicos e auxiliares e por fim, estabelecer manuais de boas práticas de armazenamento e dispensação.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *