Cuidados no atendimento pediátrico

atendimento pediátrico

O atendimento pediátrico é essencial para a manutenção da saúde da criança e do adolescente. A especialidade é responsável por acompanhar as fases de crescimento, indicar a alimentação adequada, corrigir hábitos prejudiciais e prevenir doenças, infecções e alergias, como também assistir a criança ou o adolescente com doenças crônicas ou agudas.

Sempre em sintonia com os pais, o pediatra tem como objetivo principal zelar pelo desenvolvimento sadio dos seus pacientes. A relação de empatia e confiança estabelecida com a família é essencial para uma abordagem mais eficaz.

Atendimento domiciliar para crianças e adolescentes

O atendimento pediátrico em casa é uma alternativa à condição de saúde de uma criança ou adolescente. Destinado aos jovens e às crianças que necessitam de cuidados eventuais e específicos, o Home Care é essencial para dar continuidade ao tratamento hospitalar. De acordo com o levantamento realizado pelo –  Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar – Nead, o número de empresas que oferecem esse serviço foi de 108, em 2005, para 400, em 2013. Nessa modalidade, a pediatria atua para restabelecer as condições físicas e mentais.

A principal vantagem do atendimento Home Care é o conforto da própria casa. “Buscamos uma visão mais delicada no atendimento, vamos além do prognóstico médico. Trabalhamos com o psicológico dos nossos pacientes simultaneamente ao tratamento. Dessa forma, somos capazes de atrair a atenção da criança, colocando sua saúde e recuperação em primeiro lugar”, afirma a pediatra da At Home, Michelle Lobo.

Outro ponto importante a ser citado é a proximidade da criança e/ou adolescente com a família. A intimidade com o ambiente de tratamento influencia na melhora, além de deixá-los mais à vontade. Segundo Michelle, esse fator é de extrema relevância: “Apesar das condições frágeis de saúde, o apoio familiar ajuda a amenizar os sintomas da doença. Estimula-os a responderem ao nosso método curativo”.

Além do ambiente transmitir segurança e diminuição do estresse para a criança ou para o adolescente, é fundamental que os familiares participem do tratamento.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *