Dicas para aproveitar o carnaval de maneira saudável

dicas para aproveitar o carnaval

O carnaval é a maior festa popular do mundo. Só na cidade do Rio de Janeiro, o evento atrai mais de um milhão de turistas anualmente e movimenta aproximadamente 3 bilhões de reais, segundo Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro, RioTur.

Como é celebrado durante o verão, a estação mais quente do ano, o evento precisa estar acompanhado de alguns cuidados básicos para garantir o sucesso da folia. Confira algumas dicas para aproveitar o carnaval de maneira saudável.

Durante o período do carnaval é importante manter-se bastante hidratado para a manutenção da saúde. Por isso, a ingestão de líquidos como água, sucos e isotônicos é fundamental para ajudar o corpo a enfrentar as ondas de calor. O uso do protetor solar é de extrema relevância! Além de prevenir o câncer de pele, ajuda a evitar possíveis insolações ou queimaduras solares.

A vestimenta é outro quesito que merece atenção. O ideal é escolher roupas frescas e confortáveis. As melhores opções de peças são  vestidos, saias e regatas, para as mulheres, camisetas e bermudas para os homens. As fantasias, características do período, devem ser compostas por tecidos leves que não cubram grande parte do corpo. Máscaras ou acessórios muito fechados também devem ser evitados.

Outro ponto significativo é o cuidado com a alimentação. Com a agitação da festa, muitas pessoas esquecem de comer, deixando o organismo fraco e mais suscetível a enfermidades. Comidas gordurosas e muito temperadas não devem ser consumidas. Atentar-se ao prazo de validade de qualquer produto antes da ingestão é bastante importante. Peixes, saladas, frutas da estação, verduras e legumes são exemplos de comidas saudáveis indicadas para a época.

Moderação e prevenção: atenção redobrada

Embora a ingestão de álcool seja prejudicial para o corpo, muitas pessoas gostam de tomar cerveja e outras bebidas alcoólicas durante o carnaval. Para aqueles que não as dispensam, os cuidados devem ser redobrados. É importante intercalar as doses de álcool com água, para que o organismo não fique sobrecarregado. O consumo também deve ser moderado, com a finalidade de evitar alterações do estado de consciência. Para aqueles que exagerarem, a água é um santo remédio. Ingerir líquidos e alimentos leves é uma boa forma de curar a “ressaca”.

Além das fantasias, confetes e purpurinas, o verdadeiro folião não deve esquecer o adereço mais importante da festa: a camisinha. Distribuída gratuitamente nos postos públicos de saúde, ela é fundamental para evitar a gravidez indesejada e a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis.

O organismo também precisa de um descanso durante esses seis dias de festa. Uma boa noite de sono, com no mínimo seis horas, é fundamental para que o corpo se restabeleça de tanta agitação. Prevenir-se é a melhor maneira de evitar qualquer indisposição. Afinal, saúde e energia são imprescindíveis para aproveitar o carnaval.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *