Home care: serviços, características e vantagens

home care serviços

A fim de continuar o assunto sobre as principais demandas do atendimento home care, a coleta de materiais orgânicos e biológicos como urina, fezes e sangue, por exemplo, estão entre as principais solicitações. Através da análise desses materiais, os profissionais de saúde podem avaliar o quadro clínico dos pacientes, além de detectar alterações e/ou possíveis doenças.

Muitos enfermos encontram-se em estado de total dependência, acamados e sem autonomia sobre as próprias necessidades. Dessa forma, os funcionários do atendimento home care tornam-se fundamentais para ampará-los no que for primordial. A aplicação de substâncias intravenosas, como soros e medicamentos e o banho no leito são outros serviços bastante solicitados e que ajudam a melhorar a qualidade do tratamento.

Devido ao estado de fragilidade causada pela internação, o cuidado, a dedicação e a atenção são aspectos comuns do atendimento domiciliar. Enfermidades como o Alzheimer, por exemplo, podem deixar o indivíduo confuso, desnorteado e até agressivo, exigindo paciência do cuidador. Por isso, os profissionais devem estar preparados para lidar com as variações comportamentais e emocionais, além de prestar auxílio aos familiares.

Características e vantagens

O serviço de assistência médica domiciliar é dividido em três categorias: internação (indicado para tratamentos diferenciados após a alta hospitalar), atendimento (modalidade destinada aos cuidados de enfermagem) e monitoramento (caracterizado pelo auxílio e prevenção educativa aos pacientes que possuem patologias crônicas). Com isso, a equipe médica é capaz de oferecer um serviço mais completo e personalizado.

O home care visa, em primeiro lugar, o bem-estar e o conforto do paciente. A equipe de atendimento é completa e oferece as mais variadas especializações da área da saúde, desde médicos e enfermeiros, passando por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais até nutricionistas e psicólogos. Sempre em contato com os parentes e amigos próximos, os profissionais buscam criar um ambiente agradável e familiar, com a finalidade de melhorar o tratamento.

Entre os principais benefícios oferecidos pela categoria, a segurança é o primordial. Em casa, o indivíduo está mais protegido contra infecções hospitalares e a administração de medicamentos é mais precisa e rigorosa. A humanização do tratamento é outro ponto positivo. A relação entre paciente e profissional no home care é mais próxima, garantindo um atendimento mais particularizado e um conhecimento mais aprofundado do quadro clínico.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *