A importância dos cuidados com a saúde para o sucesso da recuperação

cuidados com a saúde

O atendimento home care garante um tratamento mais humanizado e personalizado para o indivíduo, onde o contato com a família e a relação estabelecida com o profissional de saúde geram retornos positivos. Independente do motivo pelo qual o paciente esteja sobre assistência domiciliar, alguns cuidados básicos com a saúde são imprescindíveis para o sucesso da recuperação.

Durante as primeiras fases de recuperação, seja de um procedimento cirúrgico, uma ocorrência acidental e/ou decorrente de alguma doença ou condição de saúde, o repouso é fundamental para que o organismo trabalhe no seu próprio fortalecimento. A agitação pode causar estresse ao corpo, atrapalhando todo esse processo.

“A adesão ao tratamento é fundamental para o sucesso da recuperação. Tais medidas auxiliam na melhora do paciente, e contribuem para potencialização da imunidade”, destaca Mayra Mendes, coordenadora de enfermagem da At Home.

A nutrição é outro ponto de extrema importância. Uma dieta balanceada, que inclua proteínas, fibras, cálcio e ferro, como feijão, verduras, carnes, frutas e legumes está diretamente relacionada com o sucesso da reabilitação. A hidratação também não pode ser deixada de lado. Beber bastante líquido ajuda a manter o organismo saudável, além de auxiliar na renovação das células e no bom funcionamento do intestino.

Medicação: uma ajuda necessária

Durante todo o processo de recuperação, no atendimento home care, muitos médicos prescrevem o uso de medicamentos para auxiliar no tratamento. É necessário que o paciente siga a prescrição médica corretamente, seguindo o período recomendado e horários indicados. Nos casos de pacientes acamados e/ou sem autonomia, a atenção e cuidado da família são primordiais. A falta de atenção com a medicação pode acarretar consequências negativas, desde o retrocesso em um curativo até o aparecimento de novas complicações.

“Uma vez que o paciente esteja esclarecido sobre a patologia, ele deve aceitar o tratamento indicado para que o mesmo seja eficaz. O uso correto das possíveis medicações nos horários corretos proporciona a segurança para um bom resultado”, informa Mayra Mendes.

Orientações médicas: etapas a serem seguidas

As etapas prescritas pelo grupo médico são fundamentais para o fortalecimento da imunidade. Elas devem ser seguidas à risca com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente e da assistência prestada. O atendimento home care, com toda a sua equipe multidisciplinar e sempre em harmonia com a família, estão preparados para tratar, atender e criar um plano personalizado de assistência.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *