OMS e OPAS reforçam importância do atendimento universal no Dia Mundial da Saúde

Dia Mundial da Saúde

Em 2018, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) reforçam a importância do atendimento universal no Dia Mundial da Saúde. Celebrado em 07/04, o lema escolhido para a campanha deste ano é “Saúde para todas e todos. Em todos os lugares“. Atualmente, 50% da população mundial ainda não tem acesso aos serviços de saúde de que necessitam, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU).

A OMS e a OPAS querem chamar a atenção para a importância de garantir que todas as pessoas tenham seu direito à saúde assegurado. Segundo a Constituição da OMS, em vigor desde 1948,”o mais alto padrão possível de saúde é um dos direitos fundamentais de todo ser humano, sem distinção de raça, religião, crença política ou condição econômica ou social”.

Acesso à saúde é mais difícil nas fronteiras

Levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM), com dados de 2018, aponta que 27 dos 122 municípios brasileiros que fazem fronteira com outros países não possui nenhum leito de internação disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e, 93% deles não contam com leitos em Unidade de Terapia Intensiva.

Em geral, é baixa a oferta de estabelecimentos e profissionais de saúde na rede pública destes municípios. Além disso, é alta a incidência de doenças infectocontagiosas. A Tuberculose, por exemplo, está presente em 92 dos 122 municípios analisados.

Contribuição da At Home Niterói

A equipe At Home, especializada em internação e atendimento domiciliar, se preocupa em abordar questões gerais de saúde com os pacientes, seja em consultas domiciliares ou nas orientações por telefone.

O objetivo é destacar os temas de forma clara com os familiares, para que compreendam todas as orientações e possam fazer parte do processo saúde-doença dos pacientes.

A ideia é que o familiar receba as recomendações da equipe focada no acolhimento, atendimento humanizado e na segurança do paciente. Além disso, a empresa promove a Blitz da Saúde em diversas regiões do Rio de Janeiro, com informação e serviços de saúde como aferição de pressão e o teste de glicose.


Posts Recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *