Os Benefícios da água para a saúde

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No último dia 22 foi celebrado o Dia Mundial da Água. Esse que é o elemento primordial da vida, e tem inúmeros benefícios para a saúde, é também motivo de grande preocupação. Este ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) aproveitou a data para falar de estratégias ambientais que podem proteger o ciclo da água e melhorar a qualidade de vida da população.

A massa corporal humana é composta entre 50% a 70% por água e grande parte do metabolismo humano depende dela. O diretor médico da At Home Niterói, Luiz Santoro, explica que a absorção e digestão de nutrientes, assim como a eliminação de toxinas e os processos de cicatrização e regeneração celular, têm a água como parte fundamental destes processos.

Presente em diversos processos metabólicos do organismo humano, a água é primordial à vida. “A baixa disponibilidade deste elemento ocasiona desidratação, que predispõe o surgimento de doenças diversas, diminuição da elasticidade da pele, constipação intestinal, aumento da viscosidade sanguínea, envelhecimento precoce, dentre outros”, completa o médico.

Diversos fatores influenciam a quantidade recomendada de ingestão hídrica por indivíduo, como peso corporal, temperatura e umidade do ambiente, função renal e cardíaca. “Para indivíduos hígidos (saudáveis), recomenda-se 35 ml de água por quilo de peso. Isso corresponde a cerca de 2,5 litros de água por dia para uma pessoa de 80 kg”, explica Luiz Santoro.

Pacientes renais e cardíacos devem seguir orientação médica

Em temperaturas elevadas é importante ingerir mais água porque a perda líquida é maior através do suor. Assim como em ambientes de elevadas altitudes e baixa umidade relativa do ar, pois ocorre maior evaporação de suor para o ambiente mais seco. “Nos casos de pacientes portadores de insuficiência cardíaca e/ou renal, recomenda-se que o médico assistente determine a ingestão hídrica destes pacientes, que pode ser variável de acordo com a gravidade da condição clínica”, observa Luiz Santoro.

Existem diversas maneiras de ingerir água. Ela está presente em frutas e legumes, assim como em sucos e chás. Não há problemas na ingestão de água através de outros líquidos, mas é preciso se atentar que podem conter açúcar e outros elementos. “Na dúvida, escolha sempre a água pura e cristalina, preferencialmente com o pH acima ou em torno de 7,0. Bebendo água pura, em quantidades equilibradas, temos a certeza de estarmos ingerindo o melhor que o nosso organismo precisa para evoluir com saúde e bem-estar”, conclui o diretor médico da At Home Niterói.


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